VEM CRIAR A
REVOLUÇÃO DIGITAL
DOS PAGAMENTOS
EM ANGOLA

INSCREVE-TE JÁ NA MASTERCLASS OBRIGATÓRIA

MASTERCLASS
DA EMIS

Esta Masterclass será a Fase 1 do Programa DevQuest.
Nesta sessão, a EMIS irá lançar dois desafios aos participantes que estão relacionados com o sistema bancário de Angola e serão apresentados case studies que demonstram o nível de soluções que procuramos ver.
A participação na Masterclass é obrigatória para te candidatares ao programa.

O Programa DevQuest é desenvolvido pela Acelera Angola, em parceria com a EMIS. No DevQuest, a EMIS irá lançar dois desafios às startups, que devem desenvolver uma solução/produto que vá de encontro a um dos desafios propostos.

A Acelera Angola e a EMIS irão fornecer mentores e ferramentas que vão permitir que as startups consigam implementar a solução/produto proposto.

FASE 01

MASTERCLASS DA EMIS

Nesta sessão, a EMIS lançou dois desafios aos participantes que estão relacionados com o sistema bancário de Angola e foram apresentados case studies que demonstram o nível de soluções que procuramos ver.

DESAFIO 01

Criar uma única interface App que permite os utilizadores abrirem uma conta de pagamentos ou bancária 100% digital. A solução deve permitir abrir qualquer tipo de conta, de qualquer prestador de serviço de pagamentos ou banco. A abertura de contas deverá ter níveis e o foco até poderia ser uma conta Bankita de serviços mínimos (no caso de conta bancária). A solução deve pensar na componente de integração com os sistemas atuais e explorar o Open Banking; Importante ter um modelo de negócio claro.

DESAFIO 02

Criar uma plataforma digital universal que trata do registo e validação de identidade dos Angolanos (usando os serviços existentes do Estado). A plataforma deverá disponibilizar API´s para que entidades que queiram garantir a identidade de alguém possam recorrer a esta plataforma. A plataforma deverá guardar informação do BI, NIF, carta de condução, e-mail, etc. de acordo com a Lei de Proteção de dados, entre outras Leis. Esta plataforma seria interessante para resolver um problema transversal de validação de identidade, que afeta as soluções de pagamentos também. Importante ter um modelo de negócio claro.

FASE 02

Get Ready

As startups que participaram na Masterclass terão direito a uma semana de mentorias e acesso a ferramentas que irão beneficiar o desenvolvimento dos seus produtos/soluções. No final desta semana deverão submeter os seus projetos/soluções para análise e avaliação.

FASE 03

Product Building

As startups selecionadas irão trabalhar com as equipas da Acelera Angola e EMIS, bem como outros intervenientes que possam contribuir para a implementação da solução proposta.

Público Alvo

Procuramos startups que estejam preparadas para o desenvolvimento de soluções financeiras e que contem com uma equipa completa para tornar o projeto uma realidade num curto prazo. Estas startups vão beneficiar significativamente do programa para alavancar suas ideias e competir no setor financeiro com inovação e agilidade.

Benefícios para as
Startups Participantes

1

2

4

3

Acesso a Mentores Especializados: As startups terão a oportunidade de interagir e receber orientações de mentores especializados no setor financeiro e em tecnologias de pagamentos digitais.

Ferramentas e Recursos Avançados: As startups terão acesso a ferramentas e recursos de ponta fornecidos pela Acelera Angola, a EMIS e outros parceiros colaboradores. Essas ferramentas permitirão que as startups desenvolvam suas soluções de forma mais eficiente e com maior qualidade, acelerando o processo de implementação.

Exposição ao Mercado e Investidores: Durante o programa, as startups terão a oportunidade de apresentar suas soluções a uma audiência diversificada, incluindo especialistas do setor, investidores e potenciais clientes. Essa exposição aumenta as chances de receber investimentos, parcerias estratégicas e até mesmo aquisição da solução pela EMIS ou outros atores do mercado interessados em inovação.

Possibilidade de Implementação pela EMIS: A solução vencedora do programa terá a oportunidade de ser comprada ou implementada pela EMIS, o que abre portas para a ampla adoção e escalabilidade. Essa parceria com uma importante infraestrutura de pagamentos digitais pode alavancar a startup e impulsionar o crescimento no mercado financeiro.

A EMIS é o operador da infra-estrutura neutra que garante a interoperabilidade dos vários instrumentos de pagamento, entre os respectivos Prestadores de Serviços de Pagamentos.

Produtos da EMIS

Sistema de Gestão de Cartões Multicaixa:
A EMIS é a proprietária do arranjo de pagamentos com cartões e a Entidade Gestora da Rede nacional de pagamento designado por Rede MULTICAIXA.

Sistema de Transferências a Crédito:
O STC é o sistema que permite a transferência electrónica de fundos da instituição financeira do Cliente bancário ordenante para a instituição financeira do Beneficiário.

Sistema De Transferências Instantâneas:
O STI é a mais recente infra-estrutura de mercado que a EMIS está a implementar em linha com a tendência mundial de fazer evoluir os sistemas de pagamentos tradicionais para pagamentos instantâneos. Este sistema tem como grande objectivo assegurar a interoperabilidade conta a conta (A2A em inglês) entre Prestadores de Serviços Pagamentos (PSP), bancários e não bancários (nomeadamente operadores de mobile money).

Acelera Angola © 2023