Todos nós sabemos como é pertencer a algum lugar – ser incluído – e, naturalmente, queremos que todos os membros da equipe em nossas organizações se sintam assim.
Construir um local de trabalho inclusivo não é apenas contratar pessoas com deficiência. Trata-se de desenvolver estratégias, sistemas e suporte de longo prazo para criar um ambiente onde as pessoas com deficiência possam ter sucesso.
Embora a acessibilidade física de um local de trabalho geralmente seja o ponto de partida ao considerar a acessibilidade no local de trabalho, a acessibilidade é um conceito muito mais amplo. Além do local de trabalho físico, os empregadores que trabalham para criar um local de trabalho acessível precisam considerar a acessibilidade que oferecem em termos de tecnologia, as atitudes e valores de seus funcionários e sua abordagem para ajustes razoáveis.
Aqui estão cinco etapas que sua empresa pode seguir para construir um local de trabalho inclusivo, de acordo com James Emmett, especialista em inclusão de deficientes e estrategista líder no local de trabalho da Understood.
Etapa 1: Implemente o treinamento em toda a empresa
Os empregadores também devem considerar a realização de sessões de aprendizado focadas na conscientização e etiqueta da deficiência. A base para um ambiente de trabalho inclusivo para deficientes é uma cultura empresarial inclusiva.
Etapa 2: Revise a linguagem do local de trabalho
A linguagem é um componente chave na construção de uma cultura inclusiva e anda de mãos dadas com a educação dos funcionários. Não use termos de exclusão como “pessoa com deficiência” ou “deficientes”. Em caso de dúvida, é melhor simplesmente perguntar aos indivíduos que linguagem eles gostariam de usar para descrever sua deficiência, caso optassem por revelá-la em primeiro lugar.
Etapa 3: Ajuste seu processo de contratação
Mesmo que as pessoas com deficiência se esforcem para trabalhar e sejam mais do que capazes de ter sucesso, elas são empregadas em uma taxa muito menor do que seus pares. As empresas devem fazer o possível para aproveitar seu pool local ou regional de talentos com deficiência. Encontrar candidatos qualificados começa com o alcance da comunidade e a utilização de fontes de recrutamento adequadas.
Etapa 4: Reorganize o espaço do seu escritório e considere as acomodações
Antes de sua nova contratação começar, você pode começar a considerar as acomodações.
Você poderia colocar braile nos botões do micro-ondas da cozinha? Os móveis podem ser movidos para dar espaço para uma cadeira de rodas? O escritório do seu novo funcionário está em um corredor de baixo tráfego para reduzir o som ou a distração? O site da sua empresa e as propriedades on-line são acessíveis digitalmente ?
Acomodações como essas podem ajudar muito a fazer com que um novo contratado com deficiência se sinta mais confortável, bem-vindo e compreendido.
Etapa 5: Mantenha os padrões
As pessoas com deficiência são capazes de realizar quase todos os tipos de tarefas. Não assuma que alguém não pode fazer algo ou precisa de ajuda. Mantenha seu novo funcionário nas mesmas regras e padrões que você faria com qualquer outra pessoa. Não fazer isso privará seu novo funcionário de oportunidades cruciais de crescimento.
Embora esses ajustes sejam projetados para apoiar funcionários com deficiência, muitas vezes também beneficiam uma gama maior de funcionários. Comprometa-se a tornar a infraestrutura da sua organização acessível a pessoas de todas as habilidades.